15 maio, 2006

gosto de me molhar quando vou à fonte buscar água,
gosto de sumo de cenoura e de queijo com quase tudo,
gosto de vir a pé para a faculdade,
e de parar às vezes no meio do caminho simplesmente para estar,
gosto de observar as pessoas que passam por mim sem olhar,
gosto de ouvir certas músicas quando estou triste,
gosto de escrever, sobre muitas coisas, ou sobre quase nada,
gosto de conversas inofensivas, às vezes,
e de filmes "de gaijas" (que fazem chorar)
gosto de chocolate e de gelado e de iogurte com bolachas,
gosto sentir o vento frio na cara quando me dói a cabeça de não perceber,
gosto de me rir das conversas de sempre e das piadas de sempre
dos meus amigos,
gosto de conversar sobre questões existenciais que na prática não levam a lado nenhum,
e estão tão tão tão longe da vida real,
gosto de fazer certas coisas sozinha,
gosto de ouvir a nina simone a cantar,
gosto das piadas do luís
e dos palavrões que ele diz quando está irritado,
gosto da gargalhada da daisy
e do seu coração enorme,
gosto de ouvir a isabel falar das suas paixões,
e de a ver dançar,
gosto das conversas de pé de orelha com a susana e a ana luísa,
da capacidade da ana se impor devagar,
e do instinto maternal da susana,
gosto das idas para coimbra com o fred e o joão
(embora passe a viagem toda a dormir)
gosto de discordar das teorias do joão,
e da sua postura séria ao aconselhar,
gosto da sabedoria silenciosa e prática do fred,
gosto das loucas loucuras do rui,
dos comentários incisivos da gabriela
e da presença serena da andreia,
gosto desta família desordenada que somos,
gosto quando nos tornarmos todas donas de casa de faz de conta em chaves,
gosto de beber o vinho do porto com os rapazes,
gosto dos lanches com a denise e o miguel,
das mil viagens que planeamos juntos
e das conversas enormes e que às vezes parecem não chegar a nenhum lugar,
gosto da luz do miguel
e da objectividade e clarividência da denise,
gosto de passeios à beira-mar,
gosto de conversas fora de horas,
gosto de capuccino, chocolate quente e cházinho
(nota: não é tudo junto, é cada um a seu tempo)
gosto de livros e filmes com profundidade,
gosto de conseguir fazer pequenas coisas que tinha decidido fazer,
gosto da sensação de dever cumprido e consciência tranquila,
gosto do cheiro do campo e do canto dos pássaros,
gosto de andar de bicicleta ao fim da tarde,
gosto de ti embora não o saiba dizer,
gosto de querer estar perto mesmo quando não tenho nada para dizer,
gosto de decisões difíceis, que de tão difíceis, não são decisões
são longos processos de descoberta de nós próprios e dos outros,
gosto desta teia de relações que se estabelecem de dentro para fora
como imensos braços que estendo em todas as direcções
como uma estrela do mar,
gosto de conhecer a minha solidão e de saber que ninguém a vai preencher,
gosto de acreditar que há um espaço onde duas solidões se podem tocar,
gosto de pessoas da aldeia, com a sua simplicidade à flor da pele,
gosto de me rir na cara da tristeza quando ela me ronda devagar,
gosto de me descobrir capaz de abdicar,
gosto de procurar o essencial,
gosto de liberdade responsável,
gosto de ser original,
gosto de não gostar de estar na moda,
e de não seguir a corrente,
gosto de "não curtir a vida",
mas sim levá-la a sério,
gosto de ouvir histórias de pessoas mais velhas,
gosto de gelados, faça chuva, ou faça sol,
gosto de pequenos rituais que me fazem sentir em casa,
gosto de estar fora de casa...
e depois voltar,
gosto das ideias claras do P. jorge,
e da sua constante correria contra o tempo,
e da forma delicada com que nos faz sentir próximos e família,
gosto da postura tímida e maternal da helena,
gosto da forma como a beatriz entrelaça as mãos quando está a falar,
gosto da ânsia de fazer e de contar e de avançar do paulo,
gosto da companhia da ângela e da sua vontade de querer estar,
e da forma elegante como se aproxima devagar,
sempre desejando ajudar,
gosto de ter uma família em cada lugar,
gosto de não falar muito e de ficar até tarde,
pelo simples prazer de estar,
gosto de cantar, à noite, à tarde, ao acordar...
gosto da profundidade da catarina,
gosto da força interior da antónia,
da sua capacidade de concretizar sonhos pequenos e grandes,
um de cada vez,
gosto da ingenuidade do manel,
do romantismo do pai,
da voz e da vocação definida da teresa,
da transparência da sara
e da força da mãe,
gosto daqueles de quem me esqueço,
daqueles que passaram e não voltaram,
e até daqueles que ainda não conheço.

11 comentários:

Su disse...

gosto de ti...

Su disse...

gosto de ti...

Su disse...

gosto de ti...

Anónimo disse...

Olha, gostei muito!! Muito miiiessmooo!!! É incrível como tens a capacidade de, por vezes, me arrepiares até à espinha!! :) :)

Daisy

reverberações disse...

já sei que te enganaste su, mas como 3 é o número da perfeição deixei ficar o teu erro para a posteridade, como se fosse de propósito:p (e depois 4 coments sempre chamam mais a atenção do que dois, embora o importante seja a qualidade e não a quantidade claro:)

pois é daisy , agora que nos damos bem, isto é uma chatice... eu até já te elogio e tu até já te arrepias, a idade não perdoa

Anónimo disse...

Como se nota que eres una pequeña carangreija (o como se escriba)

Es por eso que nosotros te queremos tanto!!!

Besos,
ÐDC

Anónimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que gostei. (É importante referir isto para eliminar à partida um universo de possibilidades para os motivos de comentar, e, ao mesmo tempo criar outro baseado no que se entende por gostar.) Ana_da_lua, Gostas de tantas coisas e todas tão simples, mas isso é bom porque só aumenta a probabilidade de te deparares com elas durante todo e qualquer dia por mais vulgarissimo que seja. Encontras a beleza do mundo nas coisas efémeras e de facto o único mundo que existe é aquele que acaba. A amizade para ti é uma coisa concreta, um traço de personalidade, uma atitude. A beleza cai do ceu,toca na língua, acaba e nasce... Isto, julgo eu, é sinceridade, se é que ela existe, visto que é uma palavra e as palavras justificam a sua propria existência. Poderia então transformar a sinceridade num acontecimento, uma lágrima por exemplo, um arrepio, por minha parte teclar e sentir o plástico.

A menina das bolinhas disse...

Havias de ver a Daisy ontem... saiu da sala dos alunos de inorgânica aos pulos e a gritar susana!! Su!!! ( e outras variantes) por entre o histerismo consegui perceber algumas palavras como ver... blog... ana isabel... ler e eu pronto lá fui ler o teu blog ou melhor post e digo-te ADOREI!!!! E da mesma maneira que tu gostas de nós (e de mim, se não interpretei mal as coisas) eu adoro a tua calma... mas o resto está no meu blog. És a amiga alternativa... LOL que tem o bónus de escrever tão preciosamente como um diamente em estado bruto =) Beijinhos

Anónimo disse...

portantos...

este teu post tá muito agradável de se ler, sim senhor. tenho que confessar que para já foi o único que li até ao fim. mas não me substimes eu sou capaz de muito mais :). qq dia leio tudinho...

sem grande profundidade nas palavras digo muito simplesmente e como diz a minha su:
eu tb gosto de ti
SUA grande poetisa

Anónimo disse...

Também gosto muito das nossas conversas. És realmente uma óptima "faladora"...

Gui disse...

Gosto do poema
Gosto que gostes de tanta coisa
Gosto de te ver gostar
Gosto de me meter contigo
Gosto de "não gostar de ti"
Gosto das nossas conversas
Gosto dos nossos momentos
Gosto de cantar contigo
Gosto das nossas saídas
Gosto....sim....GOsto muito de ti! :)